quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pedido de direito de resposta na íntegra encaminhado para o Jornal A Cachoeira Online em 11/07/2012



Sr. Editor:


A bem da verdade e em respeito aos leitores deste veículo de comunicação do qual o senhor é o legítimo responsável, cumpro o dever de esclarecer os fatos escritos e assinados pelo seu repórter Eliandson Santos , sob o título:



“DENÚNCIA: Site da Câmara de Cachoeira registra pauta de sessão que não ocorreu”

1- É fato que não houve a sessão prevista para o dia 9 de julho de 2012. Como de praxe a pauta foi publicada como ocorre toda vez que a mesma é enviada pela Secretaria da Câmara. Apenas publicada conforme foi enviada via e-mail. Uma prática que tem sido seguida desde que a Secretaria da Câmara passou a enviar o documento normalmente às segundas-feiras, na parte da manhã. Segunda - feira é dia de sessão ordinária conforme prevê o regulamento. A minha obrigação é publicar a pauta. Se, por acaso a sessão não ocorrer, como foi o caso da última segunda-feira (9) não há registro de apreciação ou votação como afirma o repórter . Qual é a denúncia?



2- Consta no blog a publicação da Pauta da Sessão Ordinária do dia 9 de julho de 2012. Em nenhum espaço do referido blog consta que houve sessão ou que alguma matéria teria sido apreciada pelos vereadores cachoeiranos, conforme insinua o texto de autoria de Eliandson Santos, o repórter ;



3- Ainda com relação à outra publicação da Pauta da Sessão do dia 18 de junho, que o diligente repórter se refere em seu texto, também foi publicada, mas não há qualquer referência de votação ou apreciação pelos edis. Em forma de deboche o repórter escreve: “Ainda segundo o blog, as “sessões fantasmas” estão registradas em ata.”;

4- As pautas das sessões da Câmara são enviadas par a publicação no blog pela Secretaria da Câmara de Vereadores. Para o conhecimento do seu repórter, não é da minha competência fazer qualquer intervenção no que está escrito, apenas publico o que tenho acesso. Deve-se observar que há uma orientação redacional a ser seguida por aqueles responsáveis pela elaboração da pauta;



5- Tenho absoluta certeza de que a referida matéria não foi elaborada com o intuito de atingir,prejudicar profissionalmente e/ou politicamente nenhuma pessoa, porque essa não é a função primordial do jornalismo responsável e comprometido com o desenvolvimento humano e da sociedade.

Diante do exposto, solicito o direito de resposta na qualidade de Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores e responsável pela publicação do blog da instituição.

Cachoeira, 11 de julho de 2012

Alzira Costa

Cópia da postagem do repórter Eliandson Santos

“ Nesta quarta-feira, 11 de julho, a Câmara de Vereadores de Cachoeira registra exatos 30 dias da última sessão. Não, a Câmara não está em recesso! Neste período, as sessões deixaram de ocorrer por falta de quórum parlamentar. No dia 18 de junho, o número mínimo de vereadores só foi completado quando a sessão já havia sido aberta e encerrada. No dia 25 de junho, houve uma sessão especial em comemoração a transferência da capital do estado para a cidade. Uma semana depois, não houve sessão por causa do feriado de 02 de julho. Na noite desta segunda-feira, 09 de julho, apenas dois vereadores compareceram a Câmara.

• O curioso é que o blog mantido pela Câmara registrou pautas de sessões que teriam ocorrido nos dias 18 de junho e 09 de julho. Segundo o blog, os vereadores fizeram a apreciação das contas de 2010 da prefeitura municipal e ainda discutiram sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária 2013. Outro fato curioso é que os textos referentes as duas sessões são rigorosamente iguais. (Confira aqui e aqui.) Ainda segundo o blog, as “sessões fantasmas” estão registradas em ata.

• Eliandson Santos”

• Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário